quarta-feira, julho 29, 2009

Viagens...

Viajar é algo bem interessante - eita trem danado de bão, sô!

A não ser que se vá para o mesmo lugar várias vezes - e, assim, esse lugar acaba sendo tua segunda casa, passamos a conhecer lugares que não tem noção de como seja.

“Várias variáveis” podem criar intenções e propósitos de viagens que possibilitam uma interação de cunho social, cultural, ecônomico, religioso, político e também outros que no momento não consigo distinguir. Mas não importa, isso não é relevante agora - num próximo parágrafo, talvez. Melhor, pensando melhor, vou discorrer sobre cada tipo, parágrafo por parágrafo.

Iniciaremos pelo turismo, que tem uma premissa sócio-cultural. Muitas pessoas viajam para vários lugares com o intuito de conhecer, de aprender com, de desvendar belezas naturais e artificiais também - a natureza é extremamente exuberante pelo mundo todo e o homem, às vezes, consegue construir algo digno de estupefação, vale ressaltar e anunciar as sete maravilhas do mundo, tanto as do mundo antigo quando as do mundo moderno (14, então…) - e por isso é valido, extremamente válido viajar para conhecer culturas, conviver com sociedades, com modos de vida diferenciados, aprender costumes extravagantes, enfim, expandir uma convivência humana que eu poderia simplesmente denominar como uma viagem de cognição. Turismo é uma forma de aprendizagem. Mesmo que viajemos para descanso ou a passeio, sempre aparecem aqueles condutores de grupos de excursão nos guiando por pontos chamados de patrimônio cultural. Chatos ou não, esses caboclos possuem informações importantes para a galera, o que já faz com que valha a pena, algumas vezes, tê-los por perto.

Viagens a negócios. Nesse quesito, creio que uma pessoa pode ir várias vezes a um lugar e conhecê-lo muito bem, ou pode ir a vários lugares sem ter tempo de conhecer direito nenhum deles. Esse é o tipo de viagem sobre o qual não tenho muito conhecimento, não costumo viajar a trabalho - fiz isso uma vez somente, mas aprendi como funcionam certas coisitas do tipo. Essas viagens costumam ser extremamente agradáveis, já que tudo é bancado pela empresa, firma, companhia, e como é _bão_ viajar com tudo pago e podendo desfrutar de hoteis, pousadas e passeios clandestinos (notinhas para justificar certos gastos...); é claro que tais compensações têm também momentos de estresse, já que os resultados são cobrados pelos negócios em pauta.

Viagens de cunho religioso. Pouco conhecimento também tenho, não costumo viajar em caravana, em pequenos grupos ou mesmo sozinho para lugares onde fieis encontram-se e entoam cânticos, discorrem sobre crenças, cultuam a Deus ou a deuses. Viagens assim costumam ser bem paradigmáticas, com finalidades bem diretas, sem alterações e com roteiros objetivos e bem definidos, assim como, em certos aspectos, as viagens a negócios.

Viajar ou não viajar, eis a questão (parafraseando Hamlet do inglês William). Viajar é preciso, viver não é preciso (parafraseando Pessoa). Viver é importante. em decorrência de uma viagem, as pessoas costumam voltar mudadas para casa. Essa mudança pode ser minúscula, efêmera, modesta, mediana, grande, gigantesca, integral - bom, não importa o grau de mudança, mas é verdade que viagens podem modificar alguma coisa no caboclo. Ter (con)vivência com o que é diferente, fazer algo que não lhe é usual, passar por experiências nada costumeiras, conhecer gente de culturas diferentes.

Uma coisa muito importante também, e que é preciso ressaltar, são os tipos excêntricos de turistas com que sempre topamos por aí. Com suas máquinas fotográficas dependuradas no pescoço, com suas filmadoras de última geração à mão, comprando bugigangas de lembrança, sem esquecer as camisas personalizadas à la nome-do-lugar-onde-estão (interessantíssimas!...).

Um adendo: PELO AMOR DE DEUS, se precisar fumar como uma chaminé, falar ao celular como telefonista de call center ou, por qualquer motivo, andar devagar igual à uma mula cansada, VÁ PARA A FAIXA DA DIREITA - mesmo que esteja a pé.

Obrigado por tudo, desculpa por qualquer coisa.

P.S.: Viajar tambem pode significar conhecer alguma pessoa que tu quer muito conhecer. Mas quem sabe com o tempo…

Nenhum comentário:

UFC 148 - "A luta do século" mostra como UM lutador campeão deve SER.

Antes de algum análise e conversa, deixo com vocês a luta em si. Assistam e reflitam Depois de acompanhar visivelmente a luta e a vitóri...