quinta-feira, fevereiro 17, 2011

"Por que uma gazela pode ser uma gazela e um tigre não pode ser um tigre?"

Outro dia escrevi no twitter a seguinte pergunta: "Por que uma gazela pode ser uma gazela e um tigre não pode ser um tigre?" Sem algum comentário, pude notar que isso não foi interessante para os meus mais de 300 seguidores ou não foi entendido.

Para os que AMAM interpretar sem ler TUDO, peço que, antes de tecer comentários, LEIAM tudo e analisem os fatos.

Existe a percepção humana de que certos comentários, por mais óbvios que sejam, pareçam racismo ou preconceito. Invariavelmente muito do que é dito é uma simples constatação do que está na CARA, mas mesmo assim pode gerar desconforto.

Chamar um negro de negro, um gordo de gordo ou mesmo um gay de gay é visto como REVOLTANTE. Por que o homem fica chateado ou decepcionado com o evidente? Sou chamado de machista por alguns comentários, de idiota por certos atos, de feio em algumas situações, de incompetente em outras. Se esses comentários são verdadeiros, por mais que me incomode, são percepções de FATOS CONSUMADOS, por alguém. Após fazer uma analise da situação, posso até concordar com alguns (concorda Meu Bem?).

O óbvio é chocante as vezes e os que declaram essa obviedade, são ridicularizados MUITAS VEZES. Vamos direto ao ponto então.

Um homossexual diversas vezes se sente ofendido por ser chamado de gay ou viado. Mas o que de errado há nisso? Há que, por serem muito ridicularizados, TUDO dito é observado como algo constrangedor ou zoador.

Podemos observar que os homossexuais conquistam cada vez mais espaço para saírem do armário e serem aceitos. Alguns podem até dizer que minhas palavras são hipócritas em uma sociedade machista, não são. Pois vão discordar que hoje se tem MUITO mas homossexuais assumidos do que há 10, 5 anos? Alguém discorda também que "ser gay virou modinha"? VIROU.

Amiguinhas "aprenderem" coisas novas e interessantes com outras amigas já é fato histórico, mas que tem ficado MUITO mais exposto atualmente. Quem não tem uma amiga que já experimentou "ficar" com meninas? Não digo que TODAS façam isso por modinha, mas que existe a modinha, isso é ÓBVIO.

Vamos focar agora nos tigres (o que foi dito, foi em relação a gazelas).

Muito do universo masculino, tem teor machista e isso chega a ser pré-requisito. FATO.

Homem tem que gostar de futebol ou de esporte de ação (reparam que diferenciei o futebol dos outros esportes), homem tem que ser "sujo" (aqui significa simplesmente NÃO SER METROSSEXUAL), homem tem que gostar de beber (muito se trata de cerveja). Por acaso se algum homem não gostar disso ele deixa de ser homem? NÃO, pois eu não bebo e não gosto de futebol e continuo sendo homem (e muito outros machos são assim). Uma vez uma queridíssima amiga me perguntou se eu era viado, pelo fato de "imitar" viado e de não ter problema de concordar se um cara era bonito ou não, mas o caso foi resolvido, se não eu teria que "arranhar a cara dela e arrancar aqueles cabelos louros" (rsrsrsrsrs, para que não entendeu, isso foi uma ZOADA).

O homem deveria ter TODO o direito de assumir sua masculinidade sem problema algum, mas hoje em dia pisamos em "ovos" pois a sociedade QUER SER EVOLUIDA, fazendo com que muitos entoam em um uníssono cansativo a seguinte exclamação: "Em pleno século XXI isso ainda existe?" Se algum homem zuar um gay ou chamá-lo de gay, já é tachado de homofóbico...

Pois é, isso existe, mas... o que existe mesmo? Fico na dúvida se existe mais preconceito dos héteros ou dos próprios homossexuais... O mesmo ocorre com o negro que é preconceituoso com a própria cor... O preconceito é incitado por brincadeiras que evoluem para o bullying, que evolui para a agressão. Típica evolução que na verdade é uma desenvolução da situação humana. Essa TAL evolução é responsável pela realidade vigente.

Evolução é melhoria e o que ocorre aqui é DESRESPEITO, o que NUNCA evidencia algo evolutivo.

Acredito que muitas brincadeiras não passam de simples brincadeiras, e o que mais incomoda é a repercussão que isso ganha. O gay "sofre" por brincadeiras, e se sente na obrigação de se defender, já que é uma "classe" desfavorecida. Incomodamente essa situação de desrespeito tomou proporções tão gigantescas que, quando um "macho" aponta para um homossexual e o denomina de gay, o caos toma conta do lugar e o "macho" passa a ser apontado como um preconceituoso homofóbico que deve ser rechaçado pela sociedade "liberal". Liberal entre aspas pois NÃO HÁ LIBERDADE VERDADEIRA, honestamente, em lugar algum.

Se um hétero fala que não gosta de um gay, é homofobia, se uma mulher diz que não gosta de um homem, é NORMAL. Percebem a discrepância aqui? Pois é, o mundo hoje segue uma modinha: "Respeitar o homossexualismo por MEDO". Não respeita porque DEVE ser respeitado, mas sim porque é homofobia não respeitar. O respeito aqui acaba perdendo seu verdadeiro significado. Mas essa é a MINHA, TUA, NOSSA raça humana.
O homossexual e o heterossexual ZOAM entre sim e se desrespeitam, isso não é uma via de mão única. VÁRIOS homossexuais falam mal e héteros, chamando eles de machões e por ai vai, e quando o caso sofre inversão já se sentem ofendidos ao serem chamados de viados ou gays. Eles podem e nós não? Podem nos chamar de machões e NÃO podemos chamá-los de GAYS????

Não estou aqui tentando defender que PODEMOS tirar sarro de alguém, muito pelo contrário, estou tentando apresentar que o respeito deve ser mútuo, se o desrespeito ocorrer, devemos correr atrás de nossos direitos, mas TUDO o que é dito, NÃO PRECISA ser visto como desrespeito.

Hoje existe uma variedade incrível da sexualidade humana. Dentre os homossexuais podemos observar os HOMOSSEXUAIS DEFINIDOS E ASSUMIDOS, que são claramente os que merecem, MAIS, o nosso respeito integral, existem os mariavaicomasoutras que seguem uma modinha e fica variando por ai sem conhecer a própria sexualidade, que são efetivamente os mais zuados e também tem os baitolasmetidosapegarmulher, esses ainda conseguem ser mais chatos e merecem mais nossa atenção na gozação, pois fazem a pose de pegador e na verdade é doador da caixa de bosta (apelido carinhoso que uma vez um amigo da faculdade deu para a BUNDA).

Respeito sim galera, mas se deem o respeito antes de pedir e forçar os outros a terem por vocês.

Hoje em dia, as representações de "macho" que vemos por ai, são completamente deturpadas das que tinhamos antigamente. O Papodehomem escreveu um texto bem interessante sobre isso. Acredito PIAMENTE, VEEMENTEMENTE que o que ocorre hoje é essa falta de referência para masculinidade sagaz e efetiva, o mundo é muito cor de rosa. Temos que aprender a conviver essa realidade. Gostemos ou não.

5 comentários:

Unknown disse...

Fala Ragner, bacana o texto, bem desenvolvido e sólido. Penso o seguinte a respeito deste assunto, existe a modinha sim, aqueles que querem causar algum tipo de impacto, ou chamar mesmo a atenção. Respeito tem que ser mútuo, isso é uma grande verdade, tem que partir dos dois lados. Agora, eu também não sou obrigado a aceitar uma condição por imposição da sociedade, não querendo ser anti-social evidentemente. Respeito, mas não acho bonito ver dois homens se beijarem. Pronto falei !!!
Abraço !!! #tamojunto

Shibumi disse...

Idem que NÃO ACHONADA BONITO, só respeito, pois, quaisquer cometários, podemos ser mal interpretados e RECHAÇADOS SIM.

Brener Alexandre disse...

eu tenho pensado em escrever algo a respeito da dor. eu concordo contigo meu amigo! tudo é preconceito... esse papo de direito sobre isso, direito sobre aquilo minou o dever como pilar da justiça, estado de direito que não tem deveres, sociedade individualista em que só vale o que me interessa, o resto que se dane. muitas coisas precisam ser revistas inclusive a noção de direito, dever e respeito.

Shibumi disse...

Completamente a favor do que disse meu caro Brener. Bração fi.

Unknown disse...

Ragner, parabéns por esse texto, vou dizer que foi um dos que mais gostei até o momento, sabe que sou um pouco diferente no jeito de aceitar ver algumas situações, mas seu raciocínio ficou claro e acho que nada machista, embora se fosse também, é direito seu.

UFC 148 - "A luta do século" mostra como UM lutador campeão deve SER.

Antes de algum análise e conversa, deixo com vocês a luta em si. Assistam e reflitam Depois de acompanhar visivelmente a luta e a vitóri...