quinta-feira, dezembro 02, 2004

Nietzsche

Quem é esse ser que "mata" Deus e depois é morto por ele?
Quem é esse ser que desmaia quando vê um cavalo ser maltratado?
Quem é esse ser chamado de iconoclasta ao "matar" "Deus"?

Sou um estudante de filosofia que sonha um dia saber tudo sobre esse ser, mas por enquanto eu me contento só de falar algumas coisinhas.
Sou um pretenso defensor dele, ao que concerne o seu "anticristianismo".
Nietzsche escreveu de forma subjetiva (ao meu ver), a morte daquele que morreu por nós, mas essa morte acarretou, para Nietzsche, sua morte definitiva.
Cristo morreu na cruz, ressucitou e subiu aos céus, mas o homem não deixou mais ele aparecer.
O critianismo sofreu diversas mudanças e hoje não mais é como verdadeiramente deveria ser. Francisco de Assis (excelente pessoa), foi um legítimo cristão, mas seus "seguidores" "mataram" ele também.
A morte de Deus é essa, Nietzsche não disse que Deus não existe, ele disse que Deus foi morto. Eu (de ser forma) concordo, mas o mantenho vivo, cada vez mais, dentro de mim. minha crença não é devida a conveções humanas ou religiosas, é a graças a experiência divina, que a cada dia me questiona e me faz crer mais.
Nietzsche foi, é e será um filósofo (que estudou filologia) que atormentará sempre os despreparados, e atormentará e maravilhará os conscientes de seu verdadeiro pensamento.
(Eu acho).


Um comentário:

Souza Lima disse...

Isso é muito bom meu caro amigo Ragner, todos podemos e devemos ter um pensador preferido, e na nossa sala, ao que parece, tudo está bem definido, eu com Kierkegaard, O Rafa com Wittgenstein e você com Nietzsche, enfim, tudo encaminhado.
Gostei das palavras.

UFC 148 - "A luta do século" mostra como UM lutador campeão deve SER.

Antes de algum análise e conversa, deixo com vocês a luta em si. Assistam e reflitam Depois de acompanhar visivelmente a luta e a vitóri...