sábado, agosto 19, 2006

ATO PÚBLICO

Semana passada fomos agraciados com uma excelente notícia (nós estudantes de filosofia). Nosso coordenador do curso foi de sala em sala para comunicar que a lei para que o ensino de filosofia e sociologia estivesse na grade curricular de escolas públicas e particular foi finalmente homologado.

Todas as escolas agora serão nosso palco de atuação. Agora poderemos espalhar a semente filosófica que possibilita a abertura para um mundo dialético, muito mais do que esse que muitas vezes tentam nos mostrar por ai, mascarado e que na verdade não existe (existe é somente a aparência).

Fiz um discurso no pátio de nossa faculdade de filosofia (a título de esclarecimento... sou presidente do D.A. (diretório acadêmico) do curso de filosofia).

Tinha um discurso escrito, pequeno, mas um pouco antes de falar, percebi que não queria mesmo dizer o que estava escrito, era muito formal e não era eu 100%. O que escrevi era o que gostaria de dizer sim, mas nem sempre o que está escrito, é o que devemos ou necessitamos falar no momento.

O “discurso” era esse.

“EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Estamos passando por um momento bem interessante, ainda mais agora que a lei, onde o ensino de filosofia e sociologia foram efetivamente declarados constituintes da grade curricular das instituições escolares, tanto públicas e particulares.
É com enorme satisfação que exponho minha felicidade e entusiasmo com essa informação que caiu como um elixir revigorante para mim e muitos outros alunos desta Academia.

Nossa caminhada é constituída por caminhos tortuosos e inseguros. Digo isso não por demagogia ou para causar impacto com minhas palavras, mas quero deixar exposto e muito claro o que todos já sabemos, e os que estão começando possam pensar sobre. O aluno de filosofia e futuramente o Filósofo sofrem um grande estigma de “serve pra que isso????”, e é visto com preconceito por outras áreas, por não ser uma profissão “comercial” e que não dá futuro. Estamos familiarizados com esses tipos de reações, mas temos que seguir em frente e idealizar um caminho amplo e saborear cada oportunidade que nos é dada e aproveitar intensamente tudo que nos é proporcionado.

O importante é salientar que muitos aqui estão cientes da importância de filosofar e do quão é gratificante entender o mundo de uma ótica diferenciada, mesmo que isso não seja importante para mais ninguém.”


Esse é o discurso na integra e sem mudanças. Pensei bem antes e não disse isso, falei outras coisas, claro que dentro disso e esse último parágrafo eu li. O ato público foi na quinta feira dia 17, às 20:35.

É isso ai minha gente boa, que viva o ensino filosófico e que novas futuras e até mesmo presentes geração, possam entender o que é importante na verdade, e que esse nosso materialismo medonho que toma cada vez mais conta do nosso mundo possa ir sumindo até se extinguir totalmente.

Um comentário:

Alexandre Lima disse...

Parabéns para toda a classe e parabéns para todos nós.

O exercício do pensar muda toda a nossa realidade, psíquica, política e histórica. Provavelmente, a longo prazo, teremos pessoas mais aptas a decidir os próprios rumos da vida e não apenas seguir o que lhes é imposto, muito embora, alguns, deliberadamente, escolham esse caminho.

Depois vou ler os textos aí para cima pois estou sem tempo.

Abraços.

UFC 148 - "A luta do século" mostra como UM lutador campeão deve SER.

Antes de algum análise e conversa, deixo com vocês a luta em si. Assistam e reflitam Depois de acompanhar visivelmente a luta e a vitóri...