terça-feira, outubro 31, 2006

Liberdade - o começo

O que é ser livre num mundo globalizado, onde o que importa é o ter, o que o ter tem a ver com liberdade, tudo, já que quanto você tem algo, acaba preso nesse ter e acaba querendo ter mais. Aponto um exemplo particular de quando me mudei para BH. Não tínhamos tv a cabo aqui em casa, mas vivíamos muito bem sem ela, já que quando não tinha nada de interessante na tv, fazíamos algo diferente do que trocar de canal até encontrar algo para assistir. Não tínhamos Internet, mas eu ia dormir mais cedo ou ficava horas em meu quarto escrevendo meus “livros”. Hoje tenho uma estrutura muito boa formada de oportunidades, mas estou preso a ela, nada de outra coisa tenho feito, lógico que isso acontece comigo e não estou dizendo que é algo que acontece com muitas pessoas, e não posso generalizar, mas o mundo moderno tem podado algumas coisas boas sim, as facilidades cotidianas fazem parte da realidade geral do mundo e acontece algo nesse sentido com cada ser vivente.

O conceito de liberdade é bastante amplo, e tem apresentado variações, até discrepantes, no decorrer da história humana. Kant por exemplo, dizia que todos eram livres quando sua vontade era de acordo com a máxima universal, que sua vontade era boa quando seguia a lei moral, mas ai se observava, obviamente que se era obrigado seguir essa máxima, essa lei universal para ser livre, era o que Kant apontava estar presente naquilo que ele chamava de imperativo categórico. Imagine algo imperativo... categórico... conter o sentido de liberdade...Pois é.

Todos os homens têm seu conceito de liberdade, mas até quando essa liberdade pode ser distinguida naquilo que chamamos de direitos e deveres. Acredito que todos necessitam mesmo de que sua vida esteja circulada de direitos e deveres, pois, imagina até que ponto conseguiríamos viver em “harmonia” sem que eu tivesse o dever de aceitar o direito do outro. Hoje, nem com esses conceitos, vivemos essa harmonia de forma pacífica e proveitosa, imagina sem que nada disso existisse.

Aqui no Brasil, dizem que somos agraciados por votações livres e democráticas, mas somos obrigados a participar dessas votações. Dizem que somos livres para votar e escolher o que quisermos, mas somos obrigados a escolher quem se apresenta ou obrigados a escolher alguma coisa, até quando não nos identificamos com ninguém e ai aonde se encontra nossa liberdade?

Já escrevi um post sobre liberdade, mas agora decidi que é um tema que sempre precisa ser comentado, então sempre escreverei algo sobre.

2 comentários:

Anônimo disse...

Passando para dá oi...

Posso não deixar recados e opiniões, mas sempre estou por aqui lendo os seus textos. =D

Bjos...

Anônimo disse...

Gostaria muito de discutir contigo sobre esse pensamento de "que todos são livres qdo sua vontade é de acordo com a máxima universal"- Kant. O que vc acha verdadeiramente disso? Tô falando assim porq, me fez pensar sobre minha condição (p variar, ne? Eu ando me apegando a tudo...rs).
Adorei o texto, moço...rs.
Bjs da pqna.

UFC 148 - "A luta do século" mostra como UM lutador campeão deve SER.

Antes de algum análise e conversa, deixo com vocês a luta em si. Assistam e reflitam Depois de acompanhar visivelmente a luta e a vitóri...