quinta-feira, abril 21, 2011

U2 - 360 GRAUS

FODÁSTICAMENTE FORMIDÁVEL. Exatamente isso é o que tenho a dizer sobre o show de uma das maiores bandas do MUNDO, se não a maior.

O show do U2, que aconteceu nos dias 9, 10 e 13 de abril no Brasil, foi algo de extraordinário. Eu fui ao evento do dia 13 e posso dizer à vocês, que NUNCA vi algo igual ou parecido.
Em 1998 eles vieram ao Brasil com o show PopMart, em 2006, com o show Vertigo e AGORA com o 360 graus, onde um palco foi pensado e construído especificamente para DELICIAR e ENLOUQUECER TODOS os espectadores, sem desmerecer ou prejudicar o prazer de qualquer que fosse.
Eu fui de "Cadeira Superior Amarela", onde teoricamente, pelo preço e informação do ingresso, seria o lugar mais desfavorecido e prejudicado para contemplar o show, mas eis uma foto da minha visão (o ingresso foi o mais barato - 70 reais - e o ingresso informava visão parcial).



O evento começou com um show, de 50 minutos, do Muse. Uma banda que eu conhecia apenas 4 músicas, achava legal, mas NÃO para abrir um show do U2. Bom, o show dos caras foi MELHOR do que eu imaginava e eles souberam aproveitar muito, alguns dos recursos de TODA a parafernália tecnológica criada para, o que viria a ser, o mais FODÁSTICO show que já vi em minha vida. O lance é que o som do Muse estava excelente, os caras mandam bem e mesmo não conhecendo várias músicas, só sentei uma vez durante uma canção mais lenta.

Parada de alguns minutos, talvez 30, para a equipe de som trocar os instrumentos e preparar o palco para a "trupe" Irlandesa.

Os caras entram tranquilaços, sobem até o palco, ACLAMADOS pelo furor eletrizante de um estádio SUPEMEGA LOTADO. Mas vejam, assim poderão entender...



Isso estava uma LOUCURA MESMO...

O evento segue durante 2 horas, com as músicas mais conhecidas e a do último cd. ELETRIZANTE, pois os caras SABEM realizar um show e aproveitar TUDO o que tem em mãos. Foi gasto uma fortuna em aparelhagem e fomos agraciados com algo que NUNCA foi feito antes. Somente DUAS bandas chegaram a criar MEGA shows parecidos. Pink Floyd e Rolling Stones.

Enquanto o som rolava, a galera entoava junto e em algumas canções, Bono deixava o coral comandar a festa. O Estádio do Morumbi estava LOTADO e as vozes cantavam em uníssono.

A música que MAIS AMO do U2 foi cantada como UM HINO, o que ela exatamente representa e digo a vocês, estar lá, participando daquilo, NÃO TINHA PREÇO.



Claro que houve a parte do discurso politizado, característica EFETIVA de Bono, mas em nada, foi maçante ou pedante, por OUTRO lado, foi algo motivador até, pois, muitas vezes, se aprende com coisas do tipo. Ele falou sobre Mandela, para dar como referencia a uma MULHER: Aung San Suu Kyi

Após os discursos, algumas falas em português e falas com legendas digitadas aparecendo no telão, conforme iam sendo ditas, o U2 ia promovendo uma INTERAÇÃO bem característica daqueles que QUEREM deixar a galera com lembranças eternas. Como em TODOS os shows, Bono chama alguém ao palco, em 98, na turnê POPMART uma senhorita cantou:

Em 2006, na turnê VERTIGO outra senhorita cantou:

E um garoto também:

Desta vez, pelo menos no dia 13, não houveram pessoas cantando com Bono e C&A no palco, mas uma garota recitando algo que não escutei direito. Ela recitou bem baixo viu, eu teria gritado o que estava no papel, COM CERTEZA.

Algumas músicas que gostaria MUITO de escutar não foram tocadas, tipo, “Staring At The Sun”, “Sweetest Thing”, “Angel Of Harlem”, “If God Will Send His Angels”, "Stay", "Electrical Storm".

Até os momentos finais fiquei apreensivo se “With Or Withou You”, apareceria ou não, mas ela chegou, já no final do show, como a CEREJA de tudo aquilo que foi MAGESTRAL, pois seria PERFEITO se essas outras músicas tivessem sido cantadas e se Dona Maria estivesse lá, bom, mas ai é particularidade minha e MESMO não tendo ELAS no show, que será lembrado por mim para toda a eternidade, digo que SIM, o show foi PERFEITO...

2 comentários:

Paola Graziela disse...

Show inesquecivel para ambos... a moça recitou a tradução da Beautiful day... ;) ... e eu estou na postagem... meus gritos sobressaem na abertura do show...
Sonho realizado!!! E vc estava la brother... estavamos la... vendo U2 AO VIVO!!! isso nao dá para descrever.
Bjão

Unknown disse...

Putz, esse infelizmente eu perdi, mas te falo que o de 2006 tbm estava #FODA. É por essas e outras que considero o U2 uma das melhores bandas do mundo.

UFC 148 - "A luta do século" mostra como UM lutador campeão deve SER.

Antes de algum análise e conversa, deixo com vocês a luta em si. Assistam e reflitam Depois de acompanhar visivelmente a luta e a vitóri...