quinta-feira, maio 18, 2006

Cidades

Grandes, pequenas, cidades são cidades, não importa o tamanho, é tudo igual, em menor ou maior proporção, É TUDO IGUAL.

Sou mineiro e poucas vezes me ausentei desse meu estado que amo pacas. Ja morei na divisa com Sampa (Poços de Caldas, uma das cidades mais maravilhosas que conheço), ja morei no interior de Minas, ja morei na divisa com a Bahia (O sotaque é duka, nem parece Minas), ja morei no Espírito Santo (Conceição da Barra), ja morei na Bahia (Itabatan, Mucuri). Aprendi vários sotaques, hoje não tenho nenhum (pelo menos não como os daqui de Belzonte ou outro lugar), acho que mudei mais de cidade do que visitei cidades. Ja fui a Curitiba (cidade exemplar, maravilhosa), Porto Seguro, Ilhéus, Rio de Janeiro, Sampa, Vitória, várias aqui em Minas, mas...pô não conheço nada do meu Brasil, a não ser a região sudeste e 1 cidade do sul, que bosta, mesmo assim digo... É TUDO IGUAL.

Amigos nossos moram por ai e acabamos conhecendo um pouco de cada lugar. Namorei uma garota (amiga minha até hoje) que os pais moram numa cidadezinha (pequenina mesmo) onde é considerada a mais "segura" de Minas. Não há criminalidade lá, aliás, não há delegacia e não vi policias andando por lá, o que achei legal demais da conta, mas isso até quando??????

São Paulo, a maior cidade da América Latina, foi alvo semana passada e essa de ataques "terroristas" de uma cambada de filhos da p*#%*$#@ (as mães podem até não ter a total culpa do que se tornaram, mas que são fudidos eles são). Os caras são tão ousados e até coordenados, que ataques a bases policiais foram realizadas de forma que surpreenderam e deixou a população assustada. A criminalidade é tamanha, que os bandidos decretavam toque de recolher e faziam o que queriam. O que fazer numa situação dessa? Apelar e botar para quebrar? Agir pela lei do atira primeiro, pergunta depois?????

Isso não é "privilégio" de Sampa, e nem de cidade grande não. Isso é o que acontece quando o HOMEM chega no estágio de CADA UM POR SI E DEUS PARA TODOS, ou pior, SEM DEUS. Quando o homem chega ao estágio de vão todos se fuder e eu sou o que importa, Quando o homem ta na lama e se suja mais, já que não tem mais como se limpar, Quando o homem quer facilidade e coisas simples e belas viram banais, dando lugar para algo automático e sem conteúdo, Quando o homem passa a aprender que o prazer vem primeiro que o respeito, Quando o homem aprende a gozar sem dar prazer a parceira e a mulher aprende a ser superior sem mais pensar na igualdade, Quando o homem aprende a sempre ser o melhor e fodasse quem esta "abaixo", Quando pequenos princípios são queimados, descartados, dando lugar a uma moral sem princípio algum, Quando o nosso verdadeiro eu, sede lugar a algo fabricado para uma sociedade interesseira e sem escrúpulos.

Ninguém é mais importante que outra pessoa não, Gandhi e Luther King, não foram mais importantes do que eu, Dalai Lama (o 14º) não é mais importante do que eu, Bruce Lee não foi mais importante do que eu, o Papa Bento não é mais importante do que eu, o presidente Bush não é mais importante do que eu, mas nessa sociedade em que vivemos, eles foram e serão mais importantes do que eu, e se continuar assim, o grau de importância vai nos distanciar cada vez mais e ai NOSSO mundo será um mundo cada vez mais injusto, desequilibrado, desajustado, delinqüente, será cada vez mais, um mundo chato, difícil e perigoso de se viver.

O que fazer?????? Ainda não tenho uma resposta satisfatória, talvez nunca tenha, mas o importante mesmo é saber que tem algo de errado, só ai é que podemos tentar modificar. Pois. Como poderíamos modificar algo se nem sabemos que ta errado?

3 comentários:

Isabel disse...

Acho que a gente sabe sobre boa parte do que tá errado sim. Dificil é fazer mudar. Quando quase 300 parlamentares ganham algum com o comércio de ambulâncias e governador e bandido fecham acordos de paz, é pq a coisa já está além do que qualquer pessoa de bom senso poderia surportar...
Só que eles tem toda um máquina administrativa a favor deles. E nós continuamos achando que votar é trocar 6 por meia dúzia
então o que é que sobra?

Anônimo disse...

Acho que você disse tudo. Conseguiu verbalizar o pensamento de muitos brasileiros inconformados com a situação em que estamos vivendo. Parabéns pelo texto. Bjão... Saudades...

Anônimo disse...

Olá "paixão da minha vida"!!!
Como vão as coisas? Passei aqui no seu blog pra mandar um abraço, pois não nos vemos mais...
Estou com muitas saudades...
E a vida amorosa, hein?!
Sobre o que vc escreveu... prefiro abstrair meu caro, as coisas são assim desde a existência do universo, que já começou com um grande estrondo, não é mesmo?!
O que vale mesmo é viver nossa vida segundo nossa ética, temos que mudar a nós mesmos... o resto...
Carpe diem
Um beijão...Bi

UFC 148 - "A luta do século" mostra como UM lutador campeão deve SER.

Antes de algum análise e conversa, deixo com vocês a luta em si. Assistam e reflitam Depois de acompanhar visivelmente a luta e a vitóri...